segunda-feira, 12 de dezembro de 2011

A diva do circo: Paulina Schumann

 A filha de Charles Rivelo famoso palhaço Catalão e Carmen Busto, ela própria filha de um palhaço, Paulina Luisa Andreu Busto nasceu em Barcelona, Espanha dia 17 de Fevereiro de 1921, onde os pais actuavam no  Circo Reina Victoria; Paulina foi, desta forma, criada no mundo do circo. Começou a sua carreira circense muito cedo, mas não foi imediatamente direccionada para a equitação, actuando como acrobata e bailarina. Foi apenas depois do nascimento dos seus dois filhos gerados do seu casamento com Albert Maximilian Schumann, que o seu sogro lhe pede para apresentar um número com seis cavalos em liberdade. Apesar de não ter experiência com cavalos, Paulina aceita, na condição de ser feito à sua maneira. Paulina estava determinada em representar e aprender a arte mais clássica e conservativa da arte circense equestre, introduzindo uma sofisticação pouco comum no uso de luzes, música, temas e trajes. Em 1947 ( o ano de iniciação equestre de Paulina) o produtor britânico Tom Arnold e o director Clement Buston organizaram um enorme espectáculo circense de inverno em Londres. Os Shumanns, que tinham trabalhado interminentemente para o Bertran Mill Circus, outro grande circo de inverno londoniano iniciaram uma sociedade com Tom Arold, que iria ajudar a assentar a reputação equestre da família.
Os novos produtores ficaram impressionados com as ideias de Paulina e o seu sentido de "showmanship." Concordaram em investir novos trajes e efeitos de cena. Os resultados deste investimento traduziram-se em brilhantes produções equestres anuais, que foram apresentadas nos circos de Estocolmo, Göteborg, Copenhaga e Harringway.
è neste período que Paulina se tornou na directora-coreógrafa dos números equestres dos Schumann, que eram inspirados, tanto na música como nos fatos, pelos grandes filmes da época. Alternando entre números em liberdade e de alta escola, encenaram soberbas representações equestres de Doctor Zhivago, My Fair Lady, Robin Hood, Gigi, as well as Schumanns in Mexico (1963), Feria de Primavera (1964) e From The Good Old Days: Paris 1900 (1965).
A família real da Suécia e Danemak nunca perderam uma noite de espectáculo dos Schumann em Copenhaga ou Estocolmo. Em Londres, a rainha Elizabeth II nunca perdeu uma actuação, indo visitar os basteadores com Paulina e Albert após cada espectáculo. Na Suécia, Paulina ainda pareceu em dois filmes:
Gøngehøvdingen (1961) e Dronningens vagtmester (1963).
O circo Schumann fechou em  1969. Então, Paulina e Albert separaram-se e desistiu das artes equestres, começando uma nova carreira com o pai, um palhaço famoso internacionalmente. Após a sua morte, Paulina reformou-se definitivamente do circo. Voltou para Cubelles, a aldeia Catalã onde nasceu. 


1 comentário:

  1. Neste tempo éra no circo que se apresentavam os grandes trabalhos da alta escola e Paulina schumann foi concerteza dos melhores !

    ResponderEliminar