É no periodo da renascença, em que a equitação transita gradualmente de um status militar para uma arte, que as senhoras vão progressivamente começar a conduzir as proprias montadas. Ocurrem algumas modificações na sela medieval de amazona, cadeirão mais baixo, presença de uma pega a direita para se segurar. Mas este tipo de sela ainda não permite a pratica de uma equitação mais desportiva em segurança., e as cavaleiras mais impetuosas e de uma classe social superior montavam escarranchadas.
É entre o seculo XIV e XVI que se opera a transição fundamental entre a sela de amazona medieval, e os primordeos da sela amzano "moderna", com a adição de um gancho fixo, que permitiu um progresso essencial para a autonomia das senhoras a cavalo. Se Brantôme affirma que esta evolução deve-se a Catherine de Médicis que a introduziu em França, o que lhe permitiu caçar ao lado do marido (e que lhe valeu numerosas quedas) e de valorizar as suas pernas, a sua invenção perde-se no meandros da historia.
Com o progresso da sela de Amazona, esta endireita-se a cavalo, o gancho permite-lhe evitar escorregar para a esquerda, a coxa direita direcciona-se para o eixo do pescoço do cavalo, os ombros orientam-se perpendicularmente a coluna vertebral da montada. A tabua repousa-pés é substituida por um estribo em forma de chinelo. A posição da amazona, direita, com o rim activo, permite-lhe enfim seguir os movimentos do seu cavalo ganha em graça e principalmente em solidez. É finalmente possivel caçar em amazona, e juntar à feminidade, o desporto equestre. Todavia, os cavalos das Damas eram cuidadosamente escolhidos, de forma a garantir um temperamento calmo e bem ensinados. Apesar de a maioria das Damas da época seguiam de longe a caça, adoptando um andamento mais moderado.
Esta é a época em que se fundaram as grandes academias de Dressage, época em que a Equitação e o Ensino do Cavalo são elevados ao estatuto de Arte. Época de Pluvinel, de La Broue...mas nestas academias, as senhoras montam escarranchadas, pois as duas formas de equitação ainda coabitam pacificamente. Em 1669, o mestre d’équitação Gabriel du Breuil Pompée dedica-lhes um tratado teórico de título significativo. Instrução da graça e boa postura que o cavaleiro deve ter a cavalo, da mesma forma muito útil as senhoras, que, presentemente devida a sua comodidade e firmeza, tomam o mesmo assento e postura que o cavaleiro observa. As senhoras podem seguir os ensinamentos académicos e partilhar as actividades equestres dos homens e por vezes, dirigir Academias parisences no meio do Séc XVII.
Sem comentários:
Enviar um comentário