sábado, 17 de setembro de 2011

A sela de Amazona

Tal como não pode existir um cavaleiro sem cavalo, não ha amazona sem sela. A qualidade desta é extremamente importante para a segurança, conforto e do trabalho realizado. Quantas aprendizes amazonas desistiram, devido a dores e dificuldades provocadas por mau material? É por isso ,que é de extrema importância saber reconhecer uma boa sela de uma má. Hoje em dia, circulam via internet e(e nalgumas lojas) todo o tipo de selas ditas “económicas”das quais se deve fugir a sete pés!  A sua construção e material de fraca qualidade não possibilitam a prática de uma equitação segura e  justa. Seguem-se alguns exemplos comparativos em imagens:
Ao centro encontra-se uma exeletende sela de marca inglesa, à esquerda e à direita da mesma modelos económicos. Na sela à esquerda, nota-se a má implementação dos gancho ( o superior demasiado voltado para a direita) , má conformação da aba e do enchimento dos suadouros. O modelo da direita, acusa um defeito gravíssimo que denuncia logo a fraca qualidade do modelo, e da ignorância de quem o constroi. A ponteira da cilha de equilíbrio encontra-se do lado errado e aponta para a garupa do cavalo, tornando-se completamente inútil. Deveria encontrar-se do lado direito e apontar para a frente, de modo a poder assegurar o equilíbrio da sela . A conformação da sela denuncia o vaso de sela normal utilizado para a sua confecção. A sela ao centro é bem conformada, o assento é plano, os ganchos são largos (modelo de"caça") e bem implantados, assegurando o conforto da amazona.



À esquerda: sela de boa qualidade. À direita, a sela económica acusa os seguintes defeitos: gancho superior demasiado inclinado para a direita, a amazona não térá espaço para colocar a sua coxa. O gancho fixo esté demasiado aberto, a curvatura está demasiado alta para ser possível realizar uma chave de segurança correcta. Para além disso, está implantada verticalmente. Enquanto que numa sela bem conformada (imagem da esquerda) deveria fazer um angulo de 45graus.  



À esquerda, sela correctament conformada. À direita sela de mau modelo: A goteira é demasiado larga, o que, com um cavalo possuindo um garrote mais saído, irá causa lesões no mesmo.Pode ainda provocar a rotação da sela para o lado esquerdo. O enchimento dos suadouros não está centradro o que compromente seriamente o bem estar do cavalo e a posição da amazona.

É importante saber escolher bem a sela com que se vai montar, pois da qualidade desta, ainda mais do que na equitação "normal",  depende  o equilíbrio da amazona, segurança e boa posição.  Um bom material é a garantia de um bom trabalho, realizado em segurança, com conforto e prazer.

Sem comentários:

Enviar um comentário