Pequena revisão teórica do andamento:
O trote é um andamento a dois tempos separados por um tempo de suspensão. O cavalo progride por bípedes diagonais associados ou seja, com o apoio de anterior e o posterior do lado oposto. A velocidade média atingida por um cavalo a trote está compreendida entre os 13 e 15km/h.
Tem as seguintes variantes:
- O trote de trabalho: é a variante intermédia entre o trote concentrado e o trote médio. É o trote de um cavalo no início do treino, que ainda deve aprender a concentração. Este deve ser activo e equilibrado. O pós-mão activo, as passadas iguais e elásticas.
- O trote médio: é a variante intermédia entre o trote de trabalho e o trote largo, mais elevado e redondo que este. Há um alongamento moderado das passadas com uma nítida actividade do pós-mão. A cabeça está colocada à frente da vertical, e há uma descida da cabeça e do pescoço que deve ser acompanhada pela mão da amazona. O movimento deve ser regular, equilibrado e fácil.
- O trote largo: é nesta variante que o cavalo cobre o máximo terreno, conservando a cadência e alargando as passadas, graças a uma maior impulsão. A amazona deve acompanhar o alongamento do pescoço, mantendo o cavalo na mão. O movimento deve ser regular, sem precipitar o andamento.
- O trote concentrado: o cavalo mantém-se na mão, com o pescoço elevado e arredondado, com a nuca no seu ponto mais alto. Os posteriores estão activos e debaixo da massa, permitindo uma grande mobilidade das espáduas. As passadas são mais curtas e enérgicas que nas outras variantes do trote, mas o cavalo apresenta-se mais ligeiro e manejável.
Pequena descrição do movimento:

O trote em amazona
Como conseguir trotar eficazmente e confortavelmente em amazona? Através do jogo dos rins e da cintura. Amazona, pela sua posição particular, esta literalmente sentada na sela. Com ambos os fémures em contacto com a mesma. A articulação coxo-femoral está posicionada de uma forma muito mais natural que a limita em termos de mobilidade. Esta está assim mais segura e equilibrada para abordar o trote sentado.Ela não tem de se preocupar com a descontracção das suas pernas, pousadas sobre, ou contra a sela tendo apenas de centrar a sua atenção no jogo cintura/rim.

Sem comentários:
Enviar um comentário