Qualquer tipo de cavalo pode ser montado em amazona, mas tem de responder a um imperativo: deve ficar perfeitamente imóvel na altura de montar, pois para montar em amazona, é indispensável a ajuda de uma terceira pessoa ou de um objecto que possa ser usado como promontório, um banco, cadeira, degraus de uma escadaria... E porque? Porque o estribo se encontra muito mais alto, e o facto de se apoiar nele, além de ser desagrádavel e prejudicial ao cavalo, pode levar à rotação da sela para a esquerda. O que tem consequências mais graves do que para um cavaleiro que monta de forma "normal".
Caso a amazona monte sozinha, elege o promontório que lhe parece mais adequado, monta normalmente, com as rédeas e o stick na mão esquerda, apoiando-se sempre no gancho superior, e senta-se escarranchada na sela. Depois passa a perna direita por cima do pescoço do cavalo para se colocar em amazona. Esta deve ter o cuidado de não rodar a bacia durante a passagem da perna por cima do pescoço...
Imagens extraidas do livro "Monter en Amazone" de Mme Cabaut |
Caso tenha ajuda, pode proceder da seguinte forma: a amazona põem o pé direito nas mãos do ajudante, com as rédeas na mão direita e a mão esquerda pousada no ombro do ajudante. Dá a chamada e impulsiona-se para cima, ficará sentada na sela com as duas pernas pendentes para o lado esquerdo. Deve depois passar a perna direita sobre o gancho, calçar o estribo e pegar no stick oferecido pelo ajudante.
Este médoto é bastante prático quando se monta com uma saia que não possua nenhum recorte de segurança, pois evita que se tenha de a levantar completamente acima da cintura, o que dificulta muito o seu arranjo uma vez sentada em sela.
Sem comentários:
Enviar um comentário